2o. Curso
Gestão Comunitária dos Resíduos Orgânicos


Read it in "English"
Automatically translated by translate.google.com

De 16 a 20 de maio de 2016. cerca de 45 pessoas, ligadas a projetos de compostagem em vários estados brasileiros,  participaram intensamente do curso de formação em gestão comunitária de resíduos sólidos orgânicos urbanos realizado pelo 
CEPAGRO - Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, em Florianópolis.

As informações reunidas neste relato são complementadas e melhor entendidas quando se lê também o relato do Curso realizado em 2015, onde estão informações básicas sobre o CEPAGRO, a Revolução dos Baldinhos, o Camping do Parque do Rio Vermelho, compostagem, drenagem etc.

A avaliação do Curso também está disponível.


À esquerda, a entrada no Camping no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Acima, uma das instalações de apoio aos campistas.
Abaixo, cartazes produzidos pela equipe de educação ambiental do CEPAGRO para informação dos visitantes.



Área demonstrativa de compostagem perto da entrada do Camping


Abaixo, numa extremidade da leira, o composto está pronto quando não mais se reconhecem os materiais incluídos - cascas, folhas etc. Agora o material está pronto para ser usado ou - se necessário, peneirado, ensacado, vendido etc.



Apresentação das atividades planejadas e dos participantes do Curso


Marcos José de Abreu e Júlio Maestri, da equipe responsável pelo desenvolvimento e sucesso da Revolução dos Baldinhos e de outras iniciativas do CEPAGRO, dão as boas-vindas a cerca de 40 participantes do Curso.



Atividade
Demonstração do sistema de drenagem para leiras maiores

Marcos explica o sistema para drenar o líquido percolado da leira quando o volume de resíduos alimentares é muito expressivo.
O sistema inclui o uso de uma lona impermeável (do tipo usado em banners maiores que são descartados) para forrar o chão.
Sobre a lona - garantido o caimento de 3 a 5% - coloca-se uma calha ou um cano furado etc., coberto com brita, para recolher o líquido.
Sob a ponta da calha ou do cano furado, coloca-se um recipiente para recolher o líquido percolado, que será então retornado para a leira ou usado como adubo líquido, depois de diluído.
Veja aqui o esquema desenhado.


À esquerda, uma leira com seu sistema de drenagem.
À direita, o líquido drenado é um poderoso fertilizante líquido, devendo ser usado diluído de 1 para 10 antes de ser aplicado no solo.


Atividade
Demonstração de compostagem em leira - incorporação de resíduos frescos numa leira já formada

Quando chegam resíduos frescos, a cobertura de palha é deslocada para os lados, e o material novo é depositado sobre o antigo, misturando-se minimamente com os resíduos dos dias anteriores, para acelerar o processo.
Após esse revolvimento, uma nova camada de palha é usada para cobrir o material compostado. 
Essa palha de cobertura do centro vai virar parede lateral da leira na próxima vez que chegar material novo para ser compostado.
Veja aqui o esquema desenhado


A abundância de resíduos vegetais disponíveis no Parque permite que os montes tenham grossas paredes que protegem os resíduos orgânicos mais frescos, depositados no meio do monte.


Não é recomendável abrir, incorporar resíduos frescos e revolver diariamente a mesma leira (ou o mesmo trecho de uma leira), pois isso retarda o processo.
É melhor só fazê-lo a cada dois a três dias, usando mais de uma leira ou trechos diferentes dela a cada dia

A principal preocupação é manter uma relação adequada entre o nitrogênio (presente nos alimentos frescos, restos de comida e estercos principalmente) e o carbono (dos vegetais secos, folhas, palhas, serragem etc.).
Com muito carbono e pouco nitrogênio, o processo demora e resulta num adubo fraco... Já muito nitrogênio e pouco carbono fazem a leira cheirar mal.
No mais, é garantir que o monte nunca fique seco demais nem encharcado.


Atividade
Demonstração de compostagem em caixas (com a ajuda de minhocas), viável para apartamentos, escritórios etc.

Júlio demonstrou o sistema de vermicompostagem (onde as minhocas desempenham um papel fundamental), que pode ser utilizado mesmo em ambientes interiores, como apartamentos e escritórios, sem necessidade de estar ao ar livre nem em contato com a terra.
As duas caixas de cima se alternam no recebimento dos resíduos frescos, e a caixa de baixo recolhe o líquido percolado (tem uma torneira), que deve ser usado como fertilizante, diluído em 1/10.
Veja aqui mais informações sobre compostagem em interiores

Atividade
Visita ao minicentro de compostagem e ao galpão de beneficiamento do projeto Revolução dos Baldinhos

Situado no bairro Chico Mendes, o projeto promove a separação dos resíduos orgânicos pelos moradores locais, que os levam para pontos de entrega voluntária (PEVs) situados em algumas esquinas, e os despejam em bombonas azuis de 50 litros, fechadas, que são então recolhidas por veículo da prefeitura de Florianópolis, em horários pré-determinados.
Os resíduos são levados para uma minicentral de compostagem nos fundos da Escola Estadual América Dutra Machado, onde são depositados em leiras, no sistema descrito mais acima.


Abaixo, no galpão do projeto, onde o composto pronto proveniente do minicentro de compostagem é peneirado e ensacado para venda ou doação.


A Revolução dos Baldinhos é um projeto bem sucedido, premiado, considerado "tecnologia social" pela Fundação Banco do Brasil, que promove a sua replicação por todo o Brasil.
Porém ainda não é devidamente considerado pelos órgãos públicos ligados à limpeza urbana e ao saneamento como uma metodologia a ser formalmente reconhecida e financiada, a exemplo do que se faz na gestão dos resíduos sólidos urbanos em geral - uma das maiores despesas do município.
Ou seja, o projeto pleiteia receber da Prefeitura, por tonelada de resíduos orgânicos que desvia do caminhão de lixo e do aterro sanitário, o mesmo montante que a prefeitura gasta para coletá-los na comunidade, transportá-los por quilômetros até despejá-los na natureza a custos financeiros e ambientais crescentes.

Atividade
Pausa para avaliação e definição dos projetos a serem elaborados em grupo


Atividade
Apresentação dos BioAgradáveis, com músicas alusivas à reciclagem e à compostagem




Os músicos BioAgradáveis fazem várias brincadeiras enquanto cantam e tocam, usando adereços e instrumentos feitos de resíduos reciclados e despertando o interesse em crianças e adultos.

Atividade
Painel sobre compostagem urbana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina


A centralidade da compostagem no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos ficou clara durante o painel de debates na Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizado em 18 de maio. Compondo a mesa estavam o analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente Lúcio Costa, o professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSC Rick Miller e o engenheiro agrônomo Antonio Storel Junior, coordenador de gestão de resíduos orgânicos da autoridade de limpeza pública da Prefeitura de São Paulo.
Ao final do evento, Marcos José de Abreu apresentou o manual e a cartilha publicados pelo CEPAGRO, contendo toda a "tecnologia social" envolvida na Revolução dos Baldinhos.
Saiba mais sobre o Painel e acesse o manual e a cartilha.



Lúcio Costa
Antônio Storel Jr.
 Rick Miller
 Marcos José de Abreu



Atividade
Visita à ProComposto - um empreendimento comercial modelo de compostagem


Instalada numa área pertencente a uma instituição beneficente que trabalha com crianças em situação de risco, a ProComposto recebe cerca de 4 toneladas de resíduos, parte deles produzidos no restaurante local (que serve cerca de 130 refeições por dia) e de empresas e clubes próximos que precisam dar destinação aos resíduos orgânicos que produzem.

Abaixo, o caminhão descarrega automaticamente o conteúdo dos contenedores de plástico dentro de sua caçamba. Notem o uso de um forro de plástico que ajuda na higiene da operação e na manutenção dos contenedores. Esses sacos são feitos de plástico compostável, biodegradável, produzido a partir da mandioca.



Ao chegar no pátio da ProComposto, o caminhão bascula sua caçamba diretamente no local de onde os resíduos serão a seguir levados para a leira da vez.
Para alcançar o alto da leira, que pode chegar a 3 metros de altura, a empresa aluga, quando necessário, uma retroescavadeira com pá carregadora.
Abaixo, o caminhão despejando 4 toneladas de resíduos orgânicos. Os sacos usados como forração dos contenedores (grandes e pequenos) são biodegradáveis, e podem ser incluídos na leira de compostagem junto com os demais resíduos.

Parte do adubo pronto é doada, e o restante é vendido em sacos de 30 e 5kg.


Atividade
Visita à minicentral de compostagem no SESC


Não temos ainda o relato. Mas não mudou muito desde a visita em 2015.



Atividade
Contemplar a natureza


A poucos metros do Camping fica a Lagoa do Paraíso. (Alguém tem foto da praia???)

Atividade
Elaboração de projetos de gestão comunitária dos resíduos orgânicos

Durante o Curso, os participantes foram solicitados a formarem seis grupos para desenvolverem projetos que incluem ideias e inovações a partir do que tinha sido conversado e experimentado nas visitas às iniciativas de compostagem em Florianópolis.
No final do encontro, os projetos foram apresentados e analisados.
Em breve, seus resultados nas comunidades onde serão implementados, serão informados a todos.

Atividade
Prática de exercícios tradicionais chineses para camponeses


Sem dúvida, o condicionamento físico, a energia, a flexibilidade, a resistência, o equilíbrio, a firmeza, a força, são importantes para quem pratica agricultura, especialmente quando se considera que grande parte dos agricultores urbanos é formada por pessoas de mais idade - inclusive mulheres - que podem se beneficiar das práticas corporais chinesas.