Nova chamada de projetos "Compostagem de quarteirão"

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Com vontade de se iniciar nas alegrias da compostagem, mas não tem jardim nem terraço? Então prepare, com seus vizinhos, um projeto de "compostagem de quarteirão" e participe da quinta chamada de projetos.


Como funciona a compostagem de quarteirão?

No sistema de compostagem de quarteirão, os moradores participantes trazem seus resíduos orgânicos de cozinha - e eventualmente de jardim - para um lugar onde eles serão compostados.

O princípio é simples e resulta em um composto de boa qualidade para nutrir suas plantas.

A compostagem de quarteirão também oferece uma ocasião ideal para reencontrar outros participantes, estimula a solidariedade intergeracional e contribui para uma boa convivência no bairro.


A chamada de projetos

Para encorajar a compostagem de quarteirão, Bruxelas Ambiental lança pela quinta vez uma chamada de projetos, com a destinação de uma bolsa (no máximo de 1.000 €) para a criação de novos locais para a compostagem de quarteirão.

Todos os projetos podem se beneficiar dos conselhos dos mestres-compostores e da ASBL Minhocas (02/611.37.53 - info@wormsasbl.org), encarregada de supervisionar as minicentrais de quarteirão.

Os projetos devem ser chegar antes de 30 de agosto de 2013 às 16h, na sede da Bruxelas Ambiental.

Documentos

    Leia mais abaixo os critérios técnicos desta chamada e preencha o formulário de candidatura.
 


O que é a compostagem coletiva?
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Critérios para projetos de criação de locais para compostagem de quarteirão

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A. Informações gerais 

Como resultado do sucesso obtido pelas chamadas de projetos anteriores para a criação de locais para compostagem de quarteirão, desde 2009, Bruxelas Ambiental renova a experiência este ano. O interesse pela compostagem de quarteirão está aumentando, já que ele apresenta numerosas vantagens, tanto ao nível do ambiente quanto aos níveis econômico e social.

A chamada de projetos de 2013 será lançada em junho. Os formulários de candidatura deverão ser entregues antes de 30 de agosto, às 16h, aos cuidados de Anja Van Campenhout, Bruxelas Ambiental, Departamento de Consumo Durável e Ecocomportamento, em Gulledelle 100, 1200 Bruxelas, ou por email para avancampenhout@environnement.irisnet.be.

O projeto deverá atender vários critérios técnicos (ver abaixo). Um juri composto por representantes do Bruxelas Ambiental e da ASBL  Worms estabelecerá a classificação dos projetos que corresponderam melhor às características técnicas requeridas, e atribuirá as bolsas com base nas estimativas orçamentárias dos projetos e nos limites de recursos disponíveis.

A chamada de projetos de 2013 se destina aos munícipes particulares que desejam desenvolver e gerir um local de compostagem de quarteirão. assim como aos distritos comunais que planejem iniciar e manter tal projeto.

Os projetos selecionados serão recompensados por uma contribuição financeira até o montante máximo de 1.000 €, concedida por Bruxelas Ambiental, com base na estimativa orçamentária que acompanha o projeto.

Eles poderão se beneficiar, se requisitarem, os conselhos de mestres-compostores ou da ASBL Worms, encarregada do enquadramento dos locais de compostagem de quarteirão em 2013 : (ASBL Worms, Maison de la Paix, Rue Van Elewyck 35, 1050 Bruxelles, 02/611.37.53, info@wormsasbl.org, www.wormsasbl.org

B. Características técnicas

1.    A equipe

É preciso prever pelo menos duas pessoas (particulares) dispostas a desenvolver o projeto e cuidar do local. Uma delas será a pessoa de contato, o "gestor", e uma delas deve ser mestre-compostor formado ou em formação. Será também necessário 3 pessoas/famílias, além das duas citadas inicialmente (que desenvolverão e manterão o composto de quarteirão), dispostas a participar do projeto trazendo seus resíduos compostáveis para o local, que não pode ser longe de suas moradias. O apoio do distrito comunal, dos moradores de um condomínio ou de um comité de quarteirão se constituirá em uma vantagem no processo de seleção.

2.    O terreno

Para poder receber a contribuição financeira, é preciso apresentar uma proposta realista no que se refere ao endereço onde será desenvolvida a compostagem de quarteirão. Os contatos com o proprietário deverão ter sido feitos previamente. É indispensável ter um terreno disponível. 

2.1.        Localização

O terreno deve estar situado em uma dos 19 distritos comunais da região de Bruxelas. 

2.2.        Dimensões

As dimensões, bem como a configuração do terreno não têm importância, mas devem ser levadas em conta no dimensionamento do projeto (número de pessoas, participantes em vista) e permitir a presença de vários participantes. Além dos composteiros, é preciso prever um lugar para o reviramento e a estocagem, caminhos de acesso, uma passagem para carrinho-de-mão,um abrigo para ferramentas, uma cisterna para juntar água da chuva.

Se o terreno for maior que 50m² (e inferior a 2.000 m²), convém solicitar uma permissão ambiental de classe 2 junto à comuna distrital. As instalações de classe 2 são as que têm um impacto moderado no ambiente e na vizinhança, exigindo licenciamento, concedido ou não após 60 dias da entrega do formulário específico. Se o terreno for menor que 50m2, não há necessidade de licenciamento.

2.3.        Acessibilidade

O terreno deve ser acessível aos participantes, seja num sistema aberto 24 horas, seja em um espaço fechado com cadeado com segredo conhecido pelos participantes.

3.    Os prazos

O projeto deve ser iniciado em 2013 (o projeto pode já ter sido iniciado antes desta chamada).  A minicentral de quarteirão deverá estar operacional até o fin de 2014. Isso significa: :

  • Um terreno preparado para a atividade, dispondo dos equipamentos necessários para as operações.
  • Participantes ativos que vêm depositar seus resíduos orgânicos compostáveis.

4.    O orçamento

A some prevista para o projeto é de no máximo 1.000 €. Este orçamento servirá para comprar os seguintes materiais:

  • Caixas, telas e outros artefatos para compostar os resíduos e/ou para vermicompostagem, ou materiais para confeccionar esses equipamentos no local;
  • Le matériel nécessaire pour l’entretien et la gestion du compost (pelle, fourche, bêche, râteau, tige aératrice, tamis, broyeur…) ;
  • Un cabanon, un récupérateur d’eau de pluie;
  • Du matériel pour la création de panneaux ou valves d’information ;
  • Du matériel pour délimiter le site de compostage (clôture, barrière).

Os recursos só podem ser destinados para materiais necessários ao bom funcionamento das operações de compostagem comunitária, não poderem eles serem usados, por exemplo, para comprar hortaliças, flores, sementes, terra preta etc.

Será dada prioridade aos projetos que não se beneficiam de recursos obtidos junto a outras fontes.

Se um projeto já se beneficiou de uma bolsa resultante das chamadas lançadas por Bruxelas Ambiental em 2009, 2010, 2011 ou 2012, não poderá se beneficiar em 2013 para o mesmo projeto (mesmo local de compostagem). Para as compostagens criadas antes de 2013, convém indicar claramente as razões que os levaram a requerer a bolsa. Se se tratar de dar um segundo fôlego a uma operação existente, mas que foi descontinuada, recomenda-se uma explicação sobre como o funcionamento estará assegurado desta vez.

O pagamento será feito em duas parcelas, na forma de linhas de crédito para as compras. A primeira parcela de 50% será paga após a assinatura da convenção descrita abaixo. A segunda parcela de até 50% será paga após o recebimento de todas as notas fiscais referentes às compras feitas, datadas de 2013 ou de 2014.

5.    Assinatura de uma convenção

Para cada projeto selecionado, será assinada uma convenção entre Bruxelas Ambiental e o gestor do local.

Por essa convenção, o gestor se compromete a:

  • Cuidar do local com capricho.
  • Reconhecer o direito de acompanhamento de Bruxelas Ambiental, de seu representante habilitado e dos serviços comunais competentes com relação às operações de compostagem.
  • Remeter à Bruxelas Ambiental ou a seu representante habilitado um relato anual das atividades do local: quantidades compostadas, usos do composto, número de moradias atendidas.
  • Dar acesso a Bruxelas Ambiental, a seu representante habilitado ou ao distrito comunal, uma ou duas vezes por ano, para eventos demonstrativos e educativos. 

Para maiores informações, entrar em contato com Anja Van Campenhout (02/775.77.09 - avancampenhout@environnement.irisnet.be).




FORMULÁRIO DE CANDIDATURA 2013


Projeto
Compostagem de Quarteirão



A ser enviado até 30 de agosto para:
Bruxelles Environnement – IBGE, Département Consommation durable et Eco-comportement, Anja Van Campenhout, Gulledelle 100, 1200 Bruxelles ou avancampenhout@environnement.irisnet.be


1.    A equipe

Pessoa de contato para esta proposta, implicando igualmente na responsabilidade pelo desenvolvimento e gestão do projeto:

Nome completo:
Endereço:
Telefone:                  E-mail :       
Mestre-compostor: (   ) Sim       (   ) Não

Pessoas envolvidas no desenvolvimento e gestão do projeto:

Nome completo:
Endereço:
Telefone:                  E-mail :       
Mestre-compostor: (   ) Sim       (   ) Não

Nome completo:..
Endereço:
Telefone:                  E-mail :       
Mestre-compostor: (   ) Sim       (   ) Não

Pessoas/famílias participantes do projeto:
(Um nome completo por família/moradia)

Nome completo:
Endereço:

Nome completo:
Endereço:

Nome completo:
Endereço:

Nome completo:
Endereço:

O projeto é apoiado por um distrito comunal ou comitê de quarteirão?

(   ) Sim           (   ) Não

Se sim, por qual?


2.    O terreno

Apresentação do local :

Descrição geral do projeto (caráter pedagógico eventual, tipo de habitações envolvidas, outras atividades previstas para o local...)
Se houver várias possibilidades, favor mencioná-las.

Localização do local de compostagem: (endereço exato, plantas, fotos...)

Proprietário do terreno:

Utilização atual do terreno:

Já houve contato com o proprietário?

(   )Sim         (   ) Não

Já tem autorização para usar o terreno para compostagem?

(   )Sim         (   ) Não

Caso positivo, favor anexar a autorização nesta proposta.

Dimensões do terreno:

Motivação para instalar uma operação de compostagem nesse local:

Número de participantes atendidos:

Acessibilidade do local:

Fontes de broyat previstas:

Limitações que podem atrapalhar o projeto e/ou elementos que contam a seu favor:


3.    Os prazos

O desenvolvimento do local já começou?

(   )Sim         (   ) Não

Caso positivo:
Desde quando:
Ações já iniciadas:

Se não, informe a data prevista para começar o projeto:

Descreva abaixo as várias etapas que devem ser cumpridas para desenvolver o local de compostagem:

Descreva abaixo como o local de compostagem será mantido em funcionamento:


4.    Utilização do composto pronto

Descreva as formas de utilização do composto produzido:


5.    Orçamento (max. 1.000 €)


Apresente uma estimativa orçamentária detalhada (segundo as recomendações citadas na chamada de projetos).

Número da conta na qual a contribuição pode ser depositada:
   
Titular da conta:

Os recursos previstos no orçamento já foram solicitados a outras fontes?
   
(   )Sim         (   ) Não

Se sim, quais?

O projeto recebe recursos de outras fontes?
    O sim       O não

Se sim, quais?


6.    Para informação de utilização da contribuição financeira octroyée


Cada contribuição financeira fornecida pelo poder público deve ser utilizado no contexto dos objetivos para os quais ela foi concedida.

Ao aceitar a contribuição financeira, a organização beneficiária confere desde agora o direito à administração relativo a exercer um controle sobre a utilização dessa contribuição.

Para a pessoa de contato:

Declaro que todos os dados comunicados estão corretos e autorizo a administração competente a vir verificar no local, le cas échéant.

Assinatura e nome da pessoa de contato

Data