Projeto de Compostagem da Cidade de Nova York - New York City Composting Project
Veja também o Manual do Mestre-compostor - New York City Master Composter Manual

 


Centros de Compostagem Comunitária
Página original em inglês


Existem centenas de centros de compostagem comunitária nas cinco regiões (boroughs) de Nova York, que recebem apoio técnico do "Projeto de Compostagem da Cidade de Nova York" - NYC-CP (na sigla em inglês).

Muitos desses espaços promovem oficinas abertas ao público, distribuem literatura e/ou sediam eventos comunitários que divulgam os benefícios da compostagem.

Alguns dos centros comunitários adquirem seus composteiros de baixo custo por meio do NYC-CP. Ou o NYC-CP pode ajudar os centros a comprar ou construir composteiros e peneiras. Os estilos, materiais e capacidade dos composteiros e das peneiras são determinados de acordo com as necessidades específicas de cada local. As técnicas e métodos de processamento incluem sistemas com 2 ou 3 composteiros combinados, compostos em leiras ou em contêineres (alguns mais abertos, outros mais fechados).

O NYC-CP também criou uma placa de orientação "O que compostar", medindo 75 x 80cm, para ser instalada nos centros comunitários. Essa placa informa uma lista básica dos itens que podem ser compostados ao ar livre em ambientes urbanos. Ela também contém seis instruções essenciais para a manutenção dos composteiros em áreas abertas.

Para poder receber uma placa "O que compostar", um centro de compostagem comunitária deve: 

  1. Estabelecer uma relação com o representante local do NYC-CP, que pode incluir uma conversa inicial sobre as condições de seu espaço e o método de compostagem mais adequado para a situação. Conforme a relação se desenvolve, o novo centro pode tornar-se habilitado para promover oficinas e visiatas guiadas sobre reciclagem descentralizada de resíduos orgânicos.
  2. Indicar um "contato de compostagem" local. Essa pessoa atua como o principal ponto de contato do centro comunitário com o NYC-CP, e deve estar acessível para os participantes da comunidade, para responder a dúvidas sobre as atividades envolvidas no espaço comunitário via telefone ou email.
  3. Manter um sistema de compostagem "manejado ativamente". Diz-se que um centro está sendo manejado ativamente quando uma ou mais pessoas colaboram na resolução dos problemas que possam surgir, e na produção sistemática de composto finalizado.
Alguns desses centros comunitários tiveram seus esforços reconhecidos com a indicação de "Centro Demonstrativo do Projeto de Compostagem da Cidade de Nova York" e receberam composto de alta qualidade do Departamento de Saneamento de Nova York para seus plantios. (Conheça outros grupos na cidade trabalhando para aumentar os espaços verdes que receberam apoio e composto do SD-NYC.)

Para saber mais sobre os vários centros de compostagem comunitária, os materiais que compostam, e as técnicas de compostagem que utilizam, clique nos links por regiões abaixo.

Bronx
Brooklyn
Manhattan
Queens
Staten Island

Se você for residente na cidade de Nova York interessado em dar destino em folhas, restos de poda ou sobras de alimentos, por favor verifique abaixo os locais de entrega voluntária de resíduos orgânicos.



Centros Comunitários de Entrega de Resíduos Orgânicos
Página original em inglês

Os moradores da cidade de Nova York são encorajados a trazer qualquer dos itens listados abaixo para um dos muitos centros comunitários de entrega de resíduos orgânicos.

Ao encaminhar para compostagem as suas sobras de alimentos, você estará fazendo a sua parte para reciclar mais e desperdiçar menos, enquanto contribui para criar um recurso útil (o adubo finalizado) que vai ajudar Nova York  a se tornar mais limpa e mais verde.

Clique nas regiões abaixo para encontrar um local próximo onde entregar suas sobras alimentares.

Bronx
Brooklyn
Manhattan
Queens
Staten Island

Sobras de alimentos aceítáveis

SIM:

  • sobras de frutas, verduras e legumes
  • pó e filtros de café, saquinhos de chá
  • pães e grãos
  • cascas de ovos
  • cascas de nozes
  • espigas de milho
  • papel-toalha, guardanapos de papel
  • jornal picado
  • serragem e cascas de madeira (não tratada quimicamente)
  • stale beans, flour, and spices
  • flores cortadas ou secas
  • plantas domésticas e terra de vasos
  • penas
NãO:
  • sobras de carne e peixe
  • queijo e outros produtos lácteos
  • gordura, óleo de cozinha E alimentos gordurosos
  • fezes de cães e gatos, areia usada por gatos
  • papel colorido ou brilhante
  • serragem de madeiras tratadas quimicamente
  • carvão e cinzas de carvão
  • materiais não compostáveis como plásticos, metais e vidro
  • plantas afetadas e solos infestados por insetos.
  • plásticos "biodegradáveis"



Coleta e entrega voluntária de resíduos orgânicos
Página original em inglês


Os resíduos orgânicos formam praticamente 30% do lixo residencial e institucional gerado na cidade de Nova York.

Essa parcela inclui "lixo verde" de jardins, restos de alimentos, papeis compostáveis (toalha e guardanapo de papel, pratos e copos de papelão etc.) e outros materiais mais apropriados para compostagem em escala industrial.


Ao coletar esses materiais, a cidade de Nova York pode reduzir a quantidade de materiais enviados para o aterro sanitário e incineradores, reduzindo os significativos custos com transporte e a emissão de gases do efeito-estufa, ao mesmo tempo que produz um recurso valioso que pode ser usado como fertilizante nos parques e jardins novaiorquinos.
   
Moradores
O Departamento de Saneamento de NY opera vários programas visando desviar os materiais orgânicos do fluxo de lixo residencal:
coleta em vizinhanças pequenas (entre 1 e 9 unidades)
coleta em vizinhanças maiores: (mais que 10 unidades)
pontos de entrega voluntária nos bairros
destinação de sobras de madeira, galhos etc.
compostagem de árvores-de-natal
   
Escolas
O Departamento de Saneamento está trabalhando com as escolas da cidade de Nova York para coletar os resíduos orgânicos das cozinhas e cantinas escolares:
coleta em escolas públicas
coleta em escolas privadas
   
Agências e instituições
O Departamento de Saneamento também trabalha com órgãos públicos, agências, instituições, universidades, e ONGs para coletar:
coleta em órgãos públicos e instituições

   
Paisagistas privados
Os paisagistas devem coletar e encaminhar todos os resíduos orgânicos gerados em seus projetos para uma operação de compostagem apta:
coleta de resíduos verdes de condomínios privados

Restaurantes, lanchonetes, hotéis e afins
Empreendimentos comerciais que lidam com alimentos não têm seu lixo coletado pelo Departamento de Saneamento da cidade de NY.  Eles devem contratar uma empresa particular de coleta comercial para recolher seus resíduos.
Essas empresas de coleta são licenciadas pela Business Integrity Commission (www.nyc.gov/BIC).
Para maiores informações sobre coleta de resíduos de grandes produtores comerciais:  www.nyc.gov/wasteless/business
Os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício são encorajados a compostar seus resíduos orgânicos encaminhando-os a empresas comerciais especializadas na coleta de alimentos.
O Departamento de Saneamento mantém uma lista de empresas coletoras que processam os resíduos orgânicos que recolhem.




Coleta de resíduos orgânicos em pequenos conjuntos residenciais
Página original em inglês

O Departamento de Saneamento da cidade de Nova York coleta restos de jardins, sobras de comida,
e guardanapos, toalhas e caixas de papel para alimentos, toda semana nas residências nas áreas-piloto.

Os moradores que participam do programa de coleta de resíduos orgânicos estão ajudando a cidade
a criar composto valioso e enviar menos lixo para o aterro!

Coletar os resíduos orgânicos ajuda Nova York a reduzir os custos com o descarte do lixo, atingir nossas metas de reciclagem, e limitar emissões de gases do efeito-estufa.

O Departamento de Saneamento transforma esses resíduos em energia renovável ou composto, um fertilizante
natural dos solos. O composto finalizado fica disponível para agências do governo e ONGs para uso em hortas e jardins, remediação de solos, e melhorias urbanísticas.

áreas-piloto

A Coleta de Orgânicos em Nova York está selecionando áreas em todos as cinco regiões da cidade.

O projeto-piloto começou em maio de 2013 num setor de Staten Island, e outras áreas-piloto foram definidas, em
setembro e outubro do mesmo ano, no Bronx, Brooklyn e Staten Island.

O que vai na lixeira para orgânicos?

Além dos materiais aceitáveis para a coleta de orgânicos, os moradores participantes deste programa também podem forrar a lixeira com  forros certificados como compostáveis.
Forros certificados são feitos
à base de plantas e se decompõem durante o processo de compostagem.

Como participar do Programa

As moradias participantes recebem em kit para iniciar as atividades.
O conjunto inclui uma lixeira marron para orgânicos e uma pequena caixa com um suprimento inicial de forros compostáveis aprovados pelo Departamento de Saneamento.

As moradias participantes podem seguir esses passos:

1. Coletar os resíduos orgânicos separadamente do lixo inservível.
  • Recolha as sobras de alimentos, toalhas e guardanapos de papel e restos de plantas.
  • Coloque na lixeira marrom.
  • Coloque as folhas e resíduos de jardim nos sacos de papel apropriados ("lawn & leaf bags) ou em lixeiras rígidas sem forração.
  • Sacos de papel "lawn & leaf" e forros compostáveis estão disponíveis online, em supermercados e lojas de utilidades domésticas.

2. Coloque os resíduos orgânicos na calçada no dia da coleta de recicláveis.
  • A cada semana, no dia da reciclagem, os moradores da área-piloto devem colocar suas lixeiras marrons e sacos com folhas e resíduos de jardins na calçada por volta das 06:00 horas.
  • Se a coleta de orgânicos falhar num feriado, os moradores devem colocar os resíduos na rua a partir das 16:00 horas do feriado, para coleta cedo no dia seguinte
 
3. O DSNY coleta os resíduos orgânicos e os entrega a uma instalação local ou regional para processamento.

  • Cada lixeira marrom contém uma etiqueta de identificação de rádio-frequência que permite ao DSNY monitorar as taxas de participação e avaliar o sucesso e a popularidade do programa na comunidade.
Como forrar a lixeira

Os participantes não precisam forrar o baldinho de cozinha nem a lixeira marrom.
Porém, se você quiser forrá-los, pode usar jornal, sacos de papel ou papelão.Os participantes também podem usar forros aprovados como compostáveis pelo DSNY, que podem ser compostados junto com as sobras de alimentos e outros resíduos orgânicos.

Sacos plásticos e "biodegradáveis" não são aceitos. Eles não se decompõem, contaminando o composto e afetando sua qualidade, valor e usos potenciais.

Se você usar um saco plástico comum para forrar seu baldinho, você deve descartá-lo no lixo inservível depois de esvaziá-lo na lixeira marrom de orgânicos, que será levada para a rua para coleta.

Sacos de papel para "grama e folha"

Resíduos de jardins, incluindo folhas, grama cortada e ramos podados devem descartados ou na lixeira marron, ou em contêineres rígidos sem forração, ou em sacos "grama & folha" de papel.  Resíduos de jardim descartados em sacos plásticos serão coletados com lixo inservível.

Sacos "grama & folha" podem ser comprados online ou no comércio local, em lojas de materiais agrícolas, de ferragens etc.
 
Mais sugestões para lidar com resíduos orgânicos

Lidando com sobras de alimentos
  • Use o baldinho de cozinha para coletar os restos de alimentos, e o esvazie regularmente na lixeira marrom. Esse baldinho deve ser lavável.
  • Embrulhe carne, peixes e resíduos orgânicos úmidos com jornal ou papel toalha.
  • Esvazie o refrigerador um dia antes da coleta; melhor do que no dia após.
  • Não é necessário forrar o baldinho nem a lixeira, mas quem quiser pode usar jornal ou sacos de papel. Os participantes também podem usar forros compostáveis aprovados pelo DSNY, que se decompõem junto com os alimentos. O kit inicial distribuído pelo DSNY inclui um suprimento-amostra de forros compostáveis certificados para o baldinho de cozinha.
  • Não coloque, na lixeira marrom, nenhum tipo de saco plástico que não seja aprovado pelo DSNY como compostável. Se usar um saco plástico comum para juntar as sobras da cozinha, esvazie os restos na lixeira marrom e jogue o saco vazio e sujo no lixo inservível.
Manutenção da lixeira marrom para resíduos orgânicos
  • Acrescente camadas de jornal ou folhas junto com a sobra de alimentos para absorver a umidade e evitar odores.
  • Lave sua lixeira marrom e o baldinho de cozinha regularmente.
  • Espalhe sal ou vinagre na borda da lixeira para repelir moscas, ou salpique ("rock salt"?) calcário de jardim (garden lime?) dentro dela.
  • As moscas também são repelidas por ervas como cânfora, eucalipto, menta, ou folhas de louro. Pendure as folhas amassadas dentro da lixeira ou pingue gotas do óleo essencial por fora dela.
  • Espalhe bicarbonato de sódio no contêiner e baldinho caso surjam odores.
  • Guarde a lixeira marrom em local sombreado e ventilado, e mantenha a tampa fechada.
  • Para evitar que os materiais congelem e grudem no fundo da lixeira, forre-o com jornal ou papelão.
Divulgação pelo Departamento de Saneamento de NY

Os esforços do DSNY para informar os moradores sobre a coleta de resíduos orgânicos incluem:
  • folhetos e mensagens enviados às moradias
  • cartazes afixados no comércio local
  • reuniões com representantes eleitos pela comunidade
  • apresentações em reuniões comunitárias
  • estandes informativos em eventos locais


Resíduos aceitáveis
Página original em inglês


Todo tipo de alimento

Frutas, legumes e verduras; alimentos preparados; pães, biscoitos e assemelhados; cereais, grãos e farinhas; massas e arroz; nozes; ovos e cascas de ovos; laticínios; carne, peixes, ossos

Guardanapos e acessórios de papel para alimentos

Guardanapos de papel; papel-toalha; filtros de papel para café e saquinhos de chá; sacos de papel para lanche; pratos e bandejas de papelão

Folhas e resíduos de jardim

Pequenas quantidades de folhas e resíduos de jardim podem ser colocadas dentro da lixeira marrom. Quantidades maiores devem ser postas em sacos (grama & folhas) ou em contêineres rígidos sem forração.e sem tampa.

Folhas varridas, grama cortada, restos de poda, resíduos vegetais de jardim



Resíduos inaceitáveis

Por favor, não coloque os seguintes materiais em sua lixeira marrom:

Materiais recicláveis secos: metal, vidro, plásticos e papelão
Líquidos
Lixo em geral: inclusive pontas e cinza de cigarro,  itens de higiene e medicamentos (band-aid, preservativos, absorventes, fraldas etc.) 
Plásticos de qualquer tipo: sacos e sacolas, invólucros, "blisters", embalagens e isopor
Roupas, tecidos
Produtos eletrônicos, pilhas e baterias

Sacos e forros de lixeira aprovados pela prefeitura de Nova York para coleta de resíduos orgânico
Página original em inglês

O uso de sacos e forros para conter os resíduos não é requerido por este Programa; na verdade nós encorajamos que você deposite o material orgânico diretamente na lixeira de coleta.

Porém, o uso de sacos e forros podem ajudar a manter a lixeira mais limpa, e aumentar a participação.

Dependendo de tratar-se de residências, escolas privadas e instituições (igrejas, ONGs, associações), ou
de uma escola pública ou órgão municipal, ou os sacos e forros autorizados irão variar:

Características dos sacos para residências, escolas públicas, escolas privadas e instituições civis

Se você prefere forrar sua lixeira, pense primeiro em usar um saco de papel, jornal, folhas ou papelão.
Se essas opções não forem viáveis, pode-se usar forros compostáveis aprovados pela DSNY (eles são tolerados,
mas as centrais de compostagem preferiria que nem esses fossem usados).

Sacolas e sacos de plástico comum não são aceitos - eles não se decompõem e contaminam o composto, afetando sua qualidade, valor e usos potenciais.

Os sacos/forros compostáveis aprovados DSNY devem:

Ser da cor verde e exibir o símbolo de "Compostável" do Instituto de Produtos Biodegradáveis - Conselho de Compostagem dos Estados Unidos (Biodegradable Products Institute - United States Composting Council - BPI/USCC):

Atenção: Sacos sem esse símbolo não são aceitos pelo Programa - mesmo que tenham impresso "biodegradável"
Mercearias e supermercados frequentemente oferecem sacolas plásticas verdes em suas seções de verduras e frutas.
Geralmente, eles não são compostáveis, pois quase sempre são feitos de plástico normal
(e algumas vezes estão rotulados como "biodegradável").

Se o símbolo de certificação como "Compostável" conferido pelo BPI-USCC não estiver impresso no saco,

não o coloque dentro da lixeira marrom.
Se você usar uma sacola de plástico comum para forrar seu baldinho de cozinha, você deve descartá-la na lixeira
de inservíveis depois de esvaziar os restos de alimentos na lixeira marrom. 

Veja onde encontrar sacos/forros compostáveis aprovados pelo DSNY.

Exigências para órgãos municipais e escolas públicas da cidade de Nova York

Por causa do tempo que leva para ajustar as normas de licitações e compras da Prefeitura,
os órgãos e agências da prefeitura de Nova York e as escolas públicas municipais (Departamento de Educação de NYC) estão atualmente autorizadas a usar sacos plásticos transparentes comuns para forrar suas lixeiras orgânicas até que elas estejam habilitadas para mudar para uma alternativa aprovada pelo DSNY.

Os órgãos públicos devem solicitar os sacos por meio de seus procedimentos normais de compra. As escolas públicas podem obtar os sacos aprovados por meio de sua "Gerência de Cozinha".

Veja também:

Características das lixeiras aprovadas pelo DSN¨Y







Compostagem em interior com caixa de minhoca
Página original em inglês

    
Se você não tem acesso a uma área de compostagem em área aberta, mesmo assim você pode compostar as sobras da cozinha usando uma caixa de minhocas.

Essa prática, também conhecida como vermicompostagem, não é para todos, já que o processo requer algum tempo e atenção, diariamente, como um animal de estimação.

Siga os passos abaixo para começar, ou participe de uma oficina oferecida pelo Projeto de Compostagem da cidade de Nova York.



  Para ajuda no caso de problema com sua caixa, visite
  "solução de problemas com compostagem em caixas de minhoca"

  Para acessar um folheto sobre compostagem em interior, visite a literatura disponível para transferência.

 
Acesse também o Master Composter Manual da cidade de Nova York